Nova iluminação da Ponte valoriza paisagem urbana e natural de Ilhéus
Um cenário urbano noturno e natural agora mais valorizado e mais agradável de se ver. Está assim o entorno da Ponte Lomanto Junior, que faz a ligação entre o centro de Ilhéus e a zona sul. A nova iluminação, recentemente instalada, possibilita ao condutor e ao transeunte contemplar, à noite, a beleza da Baía do Pontal, percebendo a vegetação, bem como a evolução da cidade através da arquitetura, que reúne aspectos coloniais e contemporâneos, como podem ser constatados nas imagens do fotógrafo Alfredo Filho, que ilustram esta matéria.
O novo sistema de iluminação foi instalado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Foram substituídos 17 postes no perímetro da ponte por outros com design moderno e instaladas lâmpadas metálicas de 400 watts, representando uma potência superior às que estavam no local. A mesma ação foi realizada na Rua Amélia Nunes (antiga Rua das Oficinas), principal via de ligação entre a ponte e o centro da cidade, o que envolveu a troca de 13 postes e reposição das lâmpadas.
Para o superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, o serviço contribui para a melhoria da qualidade da mobilidade urbana e com o trabalho da Policia Militar e da Guarda Municipal, em virtude de maior visibilidade do movimento noturno nas vias públicas. Além disso, possibilita uma sensação de segurança aos cidadãos, ao se deslocarem pela rua iluminada. Conforme afirma Azevedo, a requalificação é uma ação que potencializa os serviços de manutenção realizados diariamente pela secretaria.
Conforme observação do fotógrafo José Nazal Pacheco Soub, tudo isso pode ser constatado no tempo do deslocamento pelo equipamento, ou mesmo por um simples clique na câmara. “A manutenção da ponte é uma ação sempre necessária, a iluminação além de ser essencial para os usuários, principalmente os pedestres, ajuda a embelezar uma obra que além de útil é um cartão postal da cidade há quase meio século”, atesta Nazal.
História – De acordo com o livro Estória das Histórias de Ilhéus, de Artur Brandão e Milton Rosário, a Ponte Lomanto Junior foi inaugurada em 15 de agosto de 1966, na gestão do então Prefeito Herval Soledade, após 50 anos de reinvindicação da população. O evento contou com a presença do Presidente da República, Marechal Castelo Branco, e de outras autoridades da época como o General Ernesto Geisel, o Chefe da Casa Militar, Luis Viana Filho, o Chefe da Casa Civil e do Governador Lomanto Júnior.